domingo, 15 de maio de 2011

Laranja – Características morfológicas e Doenças


As doenças que podem vir a atingir a plantações de laranja podem ser causadas tanto por fungos e bactérias quanto por vírus e viróides, ou até mesmo por agentes desconhecidos. A seguir apresentamos algumas dessas pragas, suas características principais seus respectivos métodos de controle:
Estiolamento: (Damping-off) - Sementeira (fungos). Sementes apodrecem sem germinar; plantas novas ficam amareladas (colo apodrecido), tombam e morrem. Controle: aplicação de PCNB (regar superfície de canteiro com 2 l. de calda/M2), ou aplicar benomyl ou quintozene preventivamente, semeando-se 48 horas depois.
Verrugose: Sementeira e viveiro (fungo). Lesões em folhas e brotos impedem o crescimento apical da planta; afeta alguns porta enxertos. Controle: aplicação de Benomyl, logo no aparecimento dos sintomas; 15 dias após aplicar Mancozeb ou oxicloreto de cobre.




Gomose: Pomar (fungo). Afeta casca e parte externa do lenho nas raízes, tronco (colo) e até ramos. A região afetada apresenta goma marrom; planta pode morrer. Controle: pulverizar com Fosetyl ou Metalaxil em intervalos de 20 dias; raspar parte doente e pincelar com pasta bordalesa.




Melanose: Pomar (fungo). Pequenas lesões arredondadas, coloração escura, recobrem grandes áreas de frutos, folhas e ramos. Controle: Podar galhos secos e pulverizar, pós florada, com Benomyl ou oxicloreto de cobre.

No que diz respeito à importância econômica da laranja, algumas irregularidades do produto podem vir a inviabilizar seu consumo ou comercialização. Estas podem ser causadas por vários agentes, desde mecânicos a microbiológicos.

Defeitos Graves:
São aqueles que inviabilizam o consumo ou a comercialização do produto:



Dano Profundo
Qualquer lesão, de origem mecânica, patológica ou entomológica, que atinja a albedo (mesocarpo) do fruto. Incluí-se as lesões de Pinta Preta (Guignardia citricarpa).

Podridão
Processo microbiológico que cause qualquer grau de decomposição, desintegração ou fermentação dos tecidos.


Passado: Fruto que apresenta alteração típica de sabor, característica do estágio sobremaduro.
 
Defeitos Leves:
Danos e defeitos superficiais que não inviabilizam o consumo e/ou a comercialização, mas prejudicam a aparência e a qualidade do produto.
 Deformado
Fruto com qualquer desvio da forma característica do cultivar. Incluem-se as deformações de origem fisiológica, de origem mecânica (amassamentos) e a falta de turgescência causada pela desidratação. 
Manchas
São consideradas manchas qualquer alteração da coloração original da casca (pericarpo) da laranja, não importando a origem desta alteração. Elas são divididas em dois grupos Mancha Difusa e Mancha Profunda.
Manchas Difusas: São aquelas que não encobrem a cor original da casca da laranja, permitindo a sua perfeita visualização.
Trata-se de um conjunto de pequenas manchas.



Mancha Difusa Nível 1: É aquela que tem uma área de cobertura de até 30% da superfície do fruto.
Mancha Difusa Nível 2: É aquela que tem uma área de cobertura maior do que 30% da superfície do fruto.



Manchas Profundas: São aquelas manchas que não permitem a visualização da cor original da casca do fruto, não importando a origem.
Incluem-se aí os danos cicatrizados, as lesões patológicas, entomológicas e de ácaros que não atingiram o albedo.


Mancha Profunda Nível 1: Quando a mancha atinge uma superfície total, contínua ou alternada, de até 2 cm2.
Mancha Profunda Nível 2: Quando a mancha atinge uma superfície total, contínua ou alternada, maior do que 2 cm2.


Um comentário: