domingo, 15 de maio de 2011

As variedades da laranja



OS TRÊS GRUPOS PRINCIPAIS DAS LARANJAS DE MESA


  Laranjas de baixa acidez: Laranja Lima e Piralima;
  Laranja de umbigo: Bahia e Bahianinha
  Laranja comum: Pêra Rio, Natal, Folha Murcha, Valência e Seleta.


A LARANJA PÊRA RIO
Foi trazida da China para a Europa no século XVI pelos portugueses.
É uma fruta muito rica em vitamina C e em minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é fonte de vitaminas A e do complexo B.
Entre as múltiplas funções, a vitamina C ou ácido ascórbico tem a capacidade de combater os radicais livres, o que lhe confere um papel essencial como antioxidante. A vitamina C também auxilia na resistência a infecções, pode atuar na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, no tratamento da hipertensão, etc.

Quanto à proteção contra doenças cardiovasculares, estudos evidenciaram que o consumo dessa fruta sob forma de suco aumenta a quantidade de substâncias no organismo humano que auxiliam no bom desempenho do sistema cardíaco. Também foi constatado aumento nos níveis de colesterol bom (HDL), além da diminuição do colesterol ruim (LDL) e de triglicérides (moléculas de gordura) no sangue dos indivíduos que fizeram uso do suco de laranja. 

Destaca-se como característica da laranja-pêra o sabor adocicado e a polpa suculenta, sendo assim muito indicada para a preparação de sucos.


Clique na imagem para visualizá-la melhor.

A LARANJA FOLHA MURCHA

A Folha Murcha é uma laranjeira tipo Valência também conhecida por Valência Folha Murcha, Natal Folha Murcha e Seleta Folha Murcha. Originou-se por mutação espontânea, muito provavelmente de Valência, Pêra, Natal ou Seleta, tendo sido selecionada em Araruama, RJ. É amplamente cultivada nos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, sendo uma importante opção para os produtores do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma variedade tipicamente brasileira, pois não existem plantios em outros países.
São de tamanho grande, em geral maior do que os da 'Valência', com peso médio de 220 g e formato arredondado, levemente achatado; o ápice dos frutos é côncavo e a base convexa; a casca é de textura fina, levemente rugosa, com coloração laranja; a polpa é tenra, alaranjada, com eixo central compacto, possuindo grande quantidade de suco; o sabor é agradável; o número de sementes por fruto é pequeno (2 a 6), sendo comercialmente considerada uma variedade praticamente sem semente.


A LARANJA SELETA

Coleção de Navarro de Andrade na Fazenda Engenho Velho, em Araras, SP, provavelmente coletada no Estado do Rio de Janeiro. Também conhecida como Seleta do Rio.
Frutos com maturação precoce a meia-estação; de tamanho médio; 49% de suco de cor alaranjado intenso; média de 12 sementes. Foi introduzida na Flórida com o nome de Earlygold. 

 A LARANJA BAHIA

 

Contém quantidades consideráveis de Cálcio, Fósforo e Ferro. O Cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular.
A vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para que isso não aconteça, e se possa aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observar alguns cuidados como: consumí-la no ponto certo de maturação; só descasque se for consumí-la imediatamente; se for cortar, só use faca de lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).
A Laranja Bahia corrige a excessiva acidez do organismo; é estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais. Aos enfermos de gota e diabéticos, recomenda-se esta fruta, pois é rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.


A LARANJA LIMA
          
A Laranja Lima é riquíssima em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, reforça as defesas do organismo contra todas as agressões.
 
A Laranja Lima tem a casca fina, é muito suculenta e bem leve, pouco ácida e doce, e também ajuda o corpo a fazer a digestão.
Os bebês, após o sexto mês de vida, devem tomar suco de Laranja Lima para que sejam supridas certas vitaminas (principalmente a vitamina C) que o leite, tanto o materno quanto o artificial, não fornecem.



OUTRAS VARIEDADES DE LARANJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário