domingo, 15 de maio de 2011

Curiosidades


A palavra laranja vem do persa narang, através do árabe naranya.
A laranja é nativa do sul da China e as primeiras plantas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses. Vários relatos antigos sobre o Brasil citam as laranjeiras em seus conteúdos, destacando a qualidade e o sabor de nossos frutos como inigualáveis.
O primeiro pomar comercial foi instalado em Limeira estado de São Paulo.
O Brasil é hoje o maior produtor e exportador de suco de laranja e de seus subprodutos do mundo. A laranja é a segunda fruta mais procurada e apreciada pelo homem. A laranjeira é uma planta de origem clonal, ou seja, a reprodução sexuada ocorre em raríssimos casos (é recessiva). As plantas comerciais são todos clones, mesmo as oriundas de sementes, cuja germinação se dá a partir do nucelo e não da gema. Graças a sua composição açucarada e ligeiramente ácida, a laranja estimula o paladar, abre o apetite e favorece a secreção do suco gástrico e da bílis.
A vitamina C presente na laranja se oxida e se perde com muita facilidade, o processo inicia logo quando a polpa entra em contato com o ar. A laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue. A laranja, dentre muitos outros benefícios, pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer e infarto.

Cidade de Menton, localizada no Sul da França, realiza todos os anos o festival de laranja, no qual desfila várias esculturas feitas somente com a fruta.


Em alguns países a laranja é conhecida como maçã chinesa. Durante a Idade Média, a laranja era saboreada, apenas, por imperadores, nobres e eclesiásticos. Devido a uma iniciativa da Abecitrus e da Fundecitrus, será construído em Araraquara o Museu da Laranja (Centro de Estudo e Pesquisa da Laranja - CitruScientia). O objetivo do museu é organizar eventos educacionais ligados à cultura da laranja, sua produção e novidades tecnológicas.


 A casca da laranja é formada por uma grande quantidade de óleos essenciais. Cerca de 90% desses óleos é formada por limonemo, substância inflamável e volátil, que confere a laranja o seu cheiro característico.

O óleo das flores e folhas da laranja é utilizado na fabricação de perfumes, essências e chás. O bagaço é empregado na produção de ração para o gado enquanto que casca entra na preparação de geléias e licores.


Criativos arranjos de mesa podem ser feitos com a casca da laranja.





A maior laranja já encontrada no Brasil pesava 3,44 kg e media 77cm de circunferência.



Um agricultor mineiro produziu uma laranja de 2,44Kg






Um comentário: